16 abr Tratamento para o melasma
Você sabe o que é melasma? É um problema que afeta a pele de mais de 150 mil pessoas por ano.
O melasma caracteriza-se pelo surgimento de manchas escuras na pele, sendo mais recorrente na região do rosto, porém, também ocorre em outras regiões que ficam expostas ao sol, como braços e colo. Mesmo sendo mais comum nas mulheres, afeta os homens também.
É uma condição dermatológica muito estudada e para o seu tratamento há sempre tecnologias, medicamentos e equipamentos que podem auxiliar na melhoria dessas manchas.
Após o dermatologista diagnosticar a condição, o tratamento é indicado de acordo com o caso apresentado. Dentre os tratamentos, estão:
- Fotoproteção
Consiste em proteger a região contra raios solares e à luz visível, aplicando filtro solar de altos fatores, com FPS alta nas áreas afetadas pelo melasma. Evitar ao máximo exposição a raios UVA e UVB.
- Cremes
Para auxiliar no processo de clareamento e remoção das manchas, há cremes à base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico e ácido azeláico. Não é indicado para todos os casos, importante ressaltar que é necessário tempo para que o quadro se estabilize, nesse tempo o paciente deve evitar ao máximo exposições, para que o pigmento não retorne. O tratamento de fotoproteção deve ser feito em conjunto para potencializar os resultados.
- Peelings
Age de forma mais eficaz e rápida se comparada com a ação dos cremes. Pode ser feito de maneira superficial, o mais recomendado e de maneira mais profunda. O método será indicado de acordo com o caso.
- Laser e Luz Intensa Pulsada
Esse tratamento deve ser feito com muito cuidado para não gerar mais pigmentação, sendo assim, consultar um profissional experiente é fundamental. O laser CO2 fracionado é o mais indicado para tratar esse problema.
Para saber mais a respeito desses procedimentos e qual é a melhor opção de tratamento para o seu caso, entre em contato com a Persona Dermatologia e agende a sua consulta.
No Comments