Rosácea

rosácea

A rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica, que causa vermelhidão na pele e lesões inflamadas. Costumam ser semelhantes à acne (espinhas), telangiectasias (aparecimento de pequenos vasos sanguíneos), espessamento da pele, especialmente do nariz (rinofima) e envolvimento ocular. Afeta, principalmente, mais as áreas das bochechas, nariz, testa e queixo. Além disso, atinge mais as mulheres do que os homens, na faixa entre 40 e 60 anos de idade.

Algumas das causas podem ser diversas como, por exemplo, alimentos ou bebidas muito quentes, picantes, álcool, temperaturas extremas e exposição solar. Assim como estresse, raiva ou vergonha, banhos muito quentes ou saunas, uso de corticoides e medicamentos que dilatam os vasos sanguíneos.

Sinais

Apresenta-se inicialmente como vermelhidão persistente na área central da face (tipo I), mas que evoluiu com surgimento de pápulas e pústulas (semelhantes a espinhas) nessas áreas. Dessa maneira, podem se agrupar e formar lesões maiores. Além disso, tem uma forma que atinge apenas o nariz, chamado de rinofima, que o deixa com volume aumentado e de aspecto lobulado.

Tratamento de Rosácea

A rosácea é uma doença que não tem cura até o momento. No entanto, existem alguns tipos de tratamentos que vão ajudar a controlá-la e evitam se agrave. O tratamento clínico, nos casos mais comuns, é feito com produtos como, por exemplo, metronidazol, ácido azelaico e peróxido de benzoila. Contudo, nos mais graves, deve ser utilizado um antibiótico via oral.

O laser vascular, ou então a luz pulsada, também trazem excelentes resultados no tratamento da Rosácea. Bem como redução da vermelhidão decorrente da doença.

Além disso, existem outras opções como, por exemplo, a aplicação de laser específico para diminuir vasos. Assim como os modulares musculares, muito utilizada para o tratamento de rugas e linhas de expressão. Nesse caso, esta substância não causa o relaxamento muscular, mas evita micro contrações superficiais. A proteção solar deve ser rigorosa.

Além de indicar o tratamento adequado para cada caso, o dermatologista orienta seu paciente sobre a importância de evitar os fatores desencadeantes e agravantes. Tais como a exposição ao sol e ao vento frio. Além de bebida alcoólica, os alimentos condimentados, as bebidas quentes, situações de estresse, entre outras.