Unha encravada

unha encravada

Unha encravada é uma inflamação que ocorre quando a borda lateral da unha entra na pele do dedo. Surge com mais frequência nos dedões dos pés. Normalmente, causa dor, inchaço, bem como vermelhidão e drenagem de pus. No entanto, em alguns casos mais graves pode haver formação de tumor que sangra com facilidade. Por isso, se não for corrigida, pode ser necessária intervenção cirúrgica.

As principais causas são:

• Corte incorreto da unha;
  • Sapatos apertados;
  • Fator genético;
  • Predisposição pessoal;
  • Traumas como, por exemplo, pisadas ou batidas.

Diagnóstico e exames

É importante buscar um médico para consulta caso você não consiga cortá-la, tiver forte dor, vermelhidão, inchaço ou febre. Além disso, também é um alerta se tiver diabetes, dano no nervo da perna ou do pé, má circulação sanguínea ou então infecção na região.

Informar os sintomas e há quanto tempo eles surgiram, assim como o histórico médico com outras condições que possam existir, facilita o diagnóstico e otimiza o tempo.

Tratamento para unha encravada

O tratamento cirúrgico muitas vezes é necessário. Dessa forma, somente o médico dermatologista saberá fazer essa avaliação e indicação. Contudo, muitas vezes o retardo nesse tipo de tratamento leva a mais dano na unha e sofrimento prolongado do paciente. É importante que o paciente não tente desencravar sua unha sozinho, pois pode agravar o quadro.

No início, a unha encravada pode ser tratada com massagens e pomadas. Mas, quando já está inflamada e infectada, é necessário consultar um médico e pode ser necessário o uso de antibióticos e outros procedimentos. Entretanto, em alguns casos, a cirurgia é a única solução. São muitas as técnicas cirúrgicas disponíveis e, dependendo do quadro do paciente, o médico decidirá qual seria a mais indicada.

Geralmente, os procedimentos controlam a infecção e aliviam a dor. No entanto, se não tomadas medidas de prevenção, o problema pode voltar. Por isso, mesmo após o tratamento, os cuidados com os pés devem continuar.

Prevenção

Utilize sapatos confortáveis que ofereçam bastante espaço ao redor dos dedos. Além disso, corte sempre as unhas para evitar novos problemas.