Biópsia capilar

A queda de cabelo pode tanto ser uma situação normal em pessoas saudáveis quanto representar um problema mais grave e, às vezes, irreversível. Para entender melhor essa questão é necessário fazer um exame detalhado e específico para identificar a causa, como a biópsia capilar, feita no couro cabeludo.

O que é biópsia capilar?

É um procedimento cirúrgico que permite avaliar em detalhes as células de todas as camadas da pele do couro cabeludo. Assim é possível obter uma análise efetiva do folículo do pelo, verificar suas mudanças, como, por exemplo, alteração de tamanho e forma das células. Esse é o tipo de avaliação que outros exames menos invasivos não conseguem fazer.

Como é feita?

Com anestesia local, pois pode ser um pouco doloroso. O exame consiste da retirada de um pequeno fragmento do couro cabeludo. Em seguida, é enviado para avaliação em laboratório. Embora seja uma cirurgia, não é necessário ficar de repouso. O paciente pode voltar às atividades normais logo após o procedimento.

Esse exame ajuda a diagnosticar as alterações da região, determinar se a queda de cabelo é definitiva ou não. Também consegue identificar doenças inflamatórias que podem afetar o couro cabeludo, como as foliculites e psoríase.

Quando fazer

A biópsia capilar é necessária nos casos em que existem dúvidas no diagnóstico da causa da queda de cabelo, quando não é esclarecida por outros exames como tricoscopia e tricograma.

Para garantir a segurança do paciente, o exame deve ser feito por um dermatologista habilitado, pois exige conhecimento específico. Assim, o profissional que suspeita do problema é o mesmo que realiza o procedimento e ainda analisa o resultado.

A biópsia é uma parte muito importante da investigação para chegar ao tratamento correto do problema e para melhorar a saúde dos fios.

Recomendações

O paciente deve interromper o uso de loções capilares ou cremes de tratamento por uma semana antes do procedimento. Não aplicar spray de cabelo, gel ou mousse no dia do seu procedimento. Qualquer produto utilizado nos cabelos deve ser lavado do couro cabeludo anteriormente.