Herpes Simples

herpes

Herpes é uma doença causada por um vírus, altamente contagiosa e recorrente em pessoas com baixa imunidade. Se apresenta com vermelhidão e pequenas vesículas, principalmente na pele, lábios ou nos órgãos genitais, mas pode ocorrer em qualquer área do corpo.

O vírus é, de fato, extremamente contagioso. Sabe-se que mais de 90% da população já teve contato com ele, no entanto a maioria nunca desenvolveu a doença.

Sintomas de herpes

As manifestações clínicas da doença, geralmente, surgem com um comichão (coceira com ardência) ou então dormência que precede as lesões da pele. Aparecem em forma de pequenas bolhas (vesículas) de água agrupadas em uma base avermelhada. Entretanto, quando as bolhas se rompem liberam um líquido repleto de vírus e formam-se crostas. Esta é a fase de maior perigo de transmissão. Todo o processo dura de 5 a 14 dias e costumam não deixar cicatrizes.

Fatores como, por exemplo, estresse emocional, sol em excesso, período pré-menstrual, noites mal dormidas, febre ou imunidade baixa podem provocar crises de herpes.

O tratamento é normalmente feito com uso de comprimidos, iniciados primordialmente com os primeiros sinais ou sintomas. Pomadas são pouco eficazes nesse caso. Além disso, o tratamento da forma de herpes zoster requer dose e tempo de duração maiores que a forma simples.

Os casos de Herpes simples recorrentes são relativamente comuns, por isso devem ser tratados pelo dermatologista com medicação oral por período mais longo para atenuar o vírus e, assim, melhorar as defesas contra ele.

Prevenção

Em pacientes que costumam ter crises recorrentes, algumas ações podem ajudar a prevenir. São elas:

• Evitar a exposição excessiva ao sol;
  • Utilizar protetor para os lábios;
  • Usar preservativos em todas as relações sexuais;
  • Evitar contato íntimo com pessoas em crise de herpes, por exemplo, beijo e sexo;
  • Evitar compartilhar objetos, como talheres e copos, com pessoas que estejam com herpes ativa ou com a boca ferida.