Remoção de cistos, sinais e verrugas

As verrugas e cistos são lesões que causam apenas desconforto estético no paciente, portanto não prejudicam a sua saúde. Já as pintas ou sinais, chamadas cientificamente de nevos melanocíticos, ficam espalhadas pelo corpo. Nesse sentido, podem ser planas ou em relevo, lisas ou rugosas e com variação de cor. A remoção de cistos, verruga e sinais é feita utilizando diversas técnicas, de acordo com o tipo e da avaliação do médico.

Remoção de verrugas

No caso da verruga, a remoção pode ser feita por meio de curetagem (raspagem) com eletrocauterização ou então tratadas somente com eletrocauterização. Também são utilizados lasers, principalmente o laser ablativo, injeção de medicamentos e ainda o nitrogênio líquido. Trata-se de uma queimadura pelo frio e que também pode eliminar as verrugas.

Geralmente, o primeiro passo é diagnosticar a verruga, que é uma lesão causada por vírus. Existem vários tipos que causam a lesão e alguns deles podem ser cancerígenos. Por isso, verrugas na área genital devem ser investigadas em relação ao subtipo do vírus.

Remoção de cistos

Os cistos são um dos tumores cutâneos benignos mais comuns. Manifestam-se como massa cística, com a superfície lisa. Podem surgir em qualquer parte do corpo, mas aparecem com mais frequência na face, pescoço e tronco. Além disso, eles são resultado da obstrução do orifício folicular e estão relacionados, frequentemente, com acne. A inflamação do cisto, devido à ruptura ou infecção pode ser a razão que leve o paciente a procurar um médico.

A remoção de cistos, de forma definitiva, é feita por meio de cirurgia com anestesia local. No entanto, se a região apresentar inflamação e dor, é indicado fazer drenagem. Injeção de Corticosteroide (cortisona) dentro do cisto pode diminuir seu tamanho e, assim, prevenir a inflamação e dor.

Diagnóstico e remoção de pintas

As pintas, apesar de serem inofensivas na maioria das vezes, devem ser avaliadas pelo método ABCDE (assimetria, bordas, cor, diâmetro e evolução). Dessa maneira é possível descartar a presença de câncer. Com o diagnóstico, dado pelo dermatologista, o sinal poderá ser removido por meio de cirurgia. Contudo, o método de retirada pode ser distinto. Por isso depende muito da avaliação do médico e do tipo e localização de cada sinal.