Tratamento de rinofima

tratamento de rinofima

A rinofima é uma doença que consiste na presença de massas ou caroços no nariz. Normalmente, crescem de forma lenta, mas, quando em maior quantidade ou muito grandes, podem causar enorme incômodo estético e até obstrução nasal. É mais comum em homens acima dos 40 anos. Além disso, por vezes, é uma consequência da hiperplasia das glândulas sebáceas, que é uma das características de uma doença de pele chamada de rosácea.

Pode ser causada por uma série de fatores como, por exemplo, exposição excessiva ao sol, uso exagerado de álcool, histórico familiar da doença e estresse. Além disso, outros motivos podem facilitar o surgimento de rinofima. Entre eles, consumir cafeína demasiadamente, alimentos picantes e alterações hormonais.

Sintomas de rinofima

Os principais sintomas são:

• Vermelhidão no nariz;
  • Alteração na textura da região;
  • Inchaço e aumento do volume do nariz;
  • Dilatação dos poros;
  • Aparecimento de tecido fibroso;
  • Presença de caroços no nariz.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é realizado por meio de exame clínico, com avaliação das características da lesão. O tratamento para rinofima é cirúrgico, pode resultar em boa melhora estética. Então, quando bem conduzido, apresenta raras complicações. Nos casos mais simples da doença, o dermatologista pode indicar a realização de uma abrasão da lesão. É um procedimento não-invasivo em que o médico realiza a raspagem da camada mais superficial da pele com uma lixa (dermoabrasão), laser de CO2, eletrocoagulação ou peelings profundos.

A região fica sensível após a realização do procedimento. Por isso deve-se evitar exposição ao sol e, portanto, usar protetor solar para não acontecer o escurecimento da pele.

Nos casos mais graves, o médico pode indicar a realização de procedimento mais invasivo, chamado de decorticação cirúrgica, que corresponde à retirada cirúrgica de partes do tecido do nariz.

Outra opção de tratamento é através de laser CO2, pois destrói os tecidos mais superficiais com precisão, vaporizando a água presente neles. Além disso, pode ser feita uma eletrocirurgia, procedimento que remodela o nariz, com anestesia local ou sedação, de forma segura.