Vitiligo

vitiligo

O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados. A doença é caracterizada por lesões cutâneas acrômicas que se distribuem de forma simétrica em alguns casos.

Vitiligo pode afetar qualquer pessoa, independentemente de sexo, raça ou idade. No entanto é mais comum em indivíduos que já têm familiares com a condição ou que sofrem com doenças imunológicas, principalmente as que atacam a tireoide.

As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas. Entretanto, acredita-se que o próprio organismo cria anticorpos que atacam as células que produzem a cor quando as identificam como estranhas. Além disso, alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.

Sintomas de vitiligo

Vitiligo é uma doença que não apresenta sintomas. Embora alguns pacientes, às vezes, se queixam de ardência nas manchas.

A doença vitiligo não é contagiosa e não traz prejuízos a saúde física. No entanto, as lesões provocadas pela doença não raro impactam significativamente na qualidade de vida e na autoestima do paciente. Nesses casos, o acompanhamento psicológico pode ser recomendado.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é realizado por um dermatologista após avaliação da pele. Em seguida, são solicitados exames de sangue, a fim de analisar como está a tireoide e a dosagem de algumas vitaminas.

A escolha do tratamento varia de acordo com a estabilidade da doença, se está aumentando e da área que ela abrange. Quando as regiões afetadas são pequenas ou em baixo número, é possível tratar com pomadas à base de corticoides. Ou ainda um tipo de laser que pode trazer bons resultados.

Técnicas recentes de transplante de melanócitos podem ser utilizadas para casos em que a doença está estável e com manchas pequenas. Assim, o médico colhe material de uma área com pele normal e implanta na área doente.

Quando o vitiligo está extenso, uma das possibilidades é a fototerapia. Dessa forma, o paciente ingere um medicamento chamado fotossensibilizante e, em seguida, é exposto à luz solar ou lâmpadas específicas. Assim, esse processo estimula a volta da cor, mas precisa de acompanhamento médico.

Não existe cura para o vitiligo, contudo os tratamentos ajudam a recuperar a cor perdida.