Dermatites e eczemas

dermatites

As dermatites são reações alérgicas ou inflamatórias da pele. Suas causas e manifestações clínicas variam de acordo com o tipo. Mas, normalmente, apresenta coceira, vermelhidão, descamação, inchaço e pequenas bolhas com líquido transparente.

É uma condição comum e não contagiosa, mas pode fazer com que o paciente se sinta desconfortável. Afeta pessoas de qualquer idade, inclusive bebês.

Tipos de dermatites

As dermatites podem ser classificadas de acordo com critérios clínicos e etiopatogênicos. Os principais tipos são:

• Dermatite de contato: trata-se de uma reação inflamatória que surge na pele devido à exposição a um componente que causa irritação ou alergia. Os sinais e sintomas mais comuns são erupção cutânea, coceira, vermelhidão e descamação. Não é contagiosa e não oferece risco de vida. Acomete, principalmente, as mãos e a face;
  • Dermatite atópica: um dos tipos mais comuns de dermatite, é crônica e se caracteriza pelo aparecimento de lesões vermelhas acinzentadas. Causam erupções, coceira e, às vezes, descamação, principalmente nas dobras da pele. Pode vir acompanhada por rinite alérgica ou asma;
  • Dermatite seborreica: é uma doença crônica e recorrente, não contagiosa. Costuma ocorrer em regiões ricas em glândulas sebáceas como, por exemplo, face e couro cabeludo. Também é conhecida como caspa.

Nos primeiros sintomas, o paciente deve procurar um médico para diagnóstico preciso e início de tratamento. Pois o não controle da doença pode agravar ou generalizar a dermatite.

Na maioria dos casos, o diagnóstico é clínico, por meio de avaliação da história e do exame físico do paciente. No entanto, alguns exames podem auxiliar em caso de dúvidas ou para afastar outras suspeitas como, por exemplo, biópsia de pele.

Em um quadro de dermatite de contato, em que o paciente desenvolve imunidade contra algum alérgeno, é feito um teste de contato.

O tratamento varia de acordo com a causa da dermatite. Por isso, é extremamente importante ter acompanhamento médico para diagnóstico correto.

Na dermatite de contato, por exemplo, o tratamento é feito pelo afastamento do agente causador. Além disso, pelo uso de medicamentos que, normalmente, são corticoides tópicos.

Para dermatite atópica, uma avaliação individual e acompanhamento criterioso ajudam a controlar a doença e diminuir as chances de recidivas. O tratamento inclui uso de corticoides e imunomoduladores tópicos e hidratação das áreas afetadas.

Por fim, a dermatite seborreica, em geral, é tratada com uso de shampoos anti-caspa com cremes reparadores ou pomadas corticoides.