Hemangioma

hemangioma

Os hemangiomas são formações tumorais benignas de capilares e vasos sanguíneos. Aparecem na pele como manchas ou tumorações avermelhadas e arroxeadas. Podem representar apenas alterações estéticas, mas, quando desde o nascimento, podem ser mais extensos e levar a sangramentos, distúrbios da coagulação e compressão de órgãos vizinhos. No entanto é extremamente rara a transformação de um hemangioma em uma lesão maligna.

Pode estar presente no nascimento ou então se desenvolver até o primeiro ano de vida. Geralmente, surgem na face ou no couro cabeludo, mas podem se manifestar até nos órgãos internos. Crescem de forma rápida, mas costumam desaparecer até o início da puberdade.

Existem dois tipos de hemangioma:

• Congênito: quando está completamente formado ao nascimento e pode ser identificado por meio de ultrassonografia ainda durante a gravidez;
  • Infantil: pode ser notado já nas primeiras semanas de vida. Cresce rapidamente até, mais ou menos, um ano para, então, iniciar o processo de involução espontânea.

As lesões podem ser únicas ou múltiplas, localizadas, principalmente, na face, no couro cabeludo e no tronco. Acomete mais meninas que meninos, recém-nascidos prematuros e de baixo peso, e crianças cujas mães se submeteram a exames invasivos durante a gravidez.

Causas de hemangioma

Consiste no acúmulo anormal e denso de vasos sanguíneos que pode acontecer sobre a pele, diversas partes do corpo, bem como órgãos internos. Pode ter influência de fatores hormonais, mecânicos, ambientais ou genética.

As lesões são assintomáticas, exceto quando se agrava e forma úlcera, apresentando dor.

Para identificar a presença de hemangioma, o dermatologista costuma apenas fazer observação clínica. Exames adicionais só são necessários em caso de lesões extensas ou complicadas por sangramento ou infecção.

O Laser pode ser usado em alguns casos de hemangiomas mais superficiais com bons resultados, deve ser feito uma avaliação prévia pelo dermatologista que é habituado em fazer terapias a laser.

Por causa da regressão espontânea, os dermatologistas, geralmente, apenas observam e monitoram a evolução da lesão. Mas, em casos de hemangioma com úlcera e de grandes dimensões, o médico pode recomendar um tratamento à base de medicamentos. Este deve ter início precoce para evitar evolução.