Blefaroplastia (cirurgia plástica das pálpebras)

blefaroplastia

Blefaroplastia é a cirurgia plástica utilizada para corrigir o excesso de pele, flacidez e bolsas de gordura das pálpebras, rejuvenescendo a região dos olhos. Mas, antes de considerar esse procedimento, é importante uma primeira consulta com o médico, para que ele possa indicar o que será feito durante a cirurgia e alinhar as expectativas de resultado.

Pré-procedimento

É necessário que o paciente esteja em boas condições de saúde para fazer a cirurgia. Na consulta prévia com o médico, realiza-se uma avaliação física completa, além de solicitar exames laboratoriais. É importante também informar remédios que usa normalmente (pois alguns devem ser suspensos), caso esteja gripado ou indisposto.

Além disso, dias antes da cirurgia, é recomendável interromper o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas. Dependendo da técnica proposta pode ser necessário um jejum de algumas horas.

Como a blefaroplastia é feita?

Em primeiro lugar é feita uma marcação cirúrgica precisa, em que será feito o planejamento da quantidade de pele que deve ser retirada. Assim como avaliar a necessidade da retirada das bolsas de gordura para um resultado estético adequado e prevenção de possíveis complicações.

Pode ser feita com anestesia local e sedação, proporcionando rápida recuperação e maior conforto no pós-operatório. Após a anestesia o excesso de pele é retirado. Às vezes é necessário ainda remover fibras musculares e bolsas de gordura. O fechamento é feito por pontos cirúrgicos que ficam disfarçados pelas linhas naturais da pele da pálpebra.

A cirurgia pode ser feita nas pálpebras inferiores e superiores separadamente, ou então, caso seja indicado, nas duas no mesmo ato. Ao fim do procedimento o paciente retorna para casa, sem necessidade de internação na grande maioria dos casos.

Pós-procedimento

No período após a blefaroplastia, recomenda-se o uso de medicamentos, compressas frias e repouso relativo. Além disso, fazer sessões de drenagem linfática pode diminuir mais rapidamente o inchaço. A recuperação costuma ser breve e os pontos, normalmente, são retirados após 5 a 10 dias.

Procedimentos como, por exemplo, o laser de CO2 fracionado podem ser associados no mesmo momento da cirurgia para uma melhora total da pele da face. Aplicações para relaxamento das rugas de expressão e o uso de cremes firmadores podem potencializar os resultados, reduzindo os vincos do rosto e aumentando a hidratação da pele.

Ficou com alguma Dúvida?

Deixe uma pergunta, teremos muito prazer em te ajudar!

A Clínica

A Persona Dermatologia é um ambiente acolhedor, feito para atender todas as pessoas que procuram por solução para algum problema dermatológico e áreas afins. Temos um time completo de médicos dermatologistas e oferecemos atendimento especializado em todas as áreas da dermatologia: Estética médica, Laser, Câncer de Pele, Doenças da Pele e dos Cabelos, Tricologia, Dermatologia Pediátrica, Testes de Alergia, Tratamentos Corporais, Cirurgia Dermatológica e Estética Íntima.

Esclareça suas dúvidas