Queloide

queloide

Queloide é o processo de crescimento anormal de tecido cicatricial no local de ferimento já curado. São lesões salientes, de cor avermelhada, rosada ou escura, que podem ocorrer em qualquer área de traumatismo na pele. Essa alteração é benigna, portanto não há risco para a saúde, é indolor e não contagiosa.

Pode afetar homens e mulheres igualmente, mas existe uma incidência maior em mulheres. Pessoas de pele mais pigmentada como, por exemplo, negros e asiáticos, têm chance 15 vezes maior de adquirir esse problema.

Em uma pessoa que tem tendência a formar queloides, qualquer lesão que possa causar cicatriz pode levar à sua formação. Nesse sentido, pode ser um simples corte, uma cirurgia, uma queimadura ou até mesmo cicatrizes de acne severa. Assim, algumas pessoas podem desenvolver um queloide depois de furar a orelha para colocar brincos e piercings ou mesmo ao fazer uma tatuagem.

Sinais e sintomas de queloide

Os primeiros sinais de queloide podem ser identificados a olho nu. Pois as lesões sobre o ferimento se apresentam com protuberâncias salientes, endurecidas e superfície lisa. Em alguns casos, o paciente pode sentir dor, coceira leve ou sensação de queimação ao redor da cicatriz. Dependendo do local afetado, pode haver limitação do movimento ou dor na movimentação.

O diagnóstico pode ser feito com a observação da lesão. Mas, caso o médico dermatologista tenha dificuldades em diferenciar queloide de outro problema como, por exemplo, cicatriz hipertrófica. Dessa forma pode ser necessária uma biópsia para confirmar que se trata de queloide.

Entre os tratamentos possíveis para queloide estão o uso de laser ablativo fracionado, que pode diminuir a altura da lesão e fazer com que sua cor desapareça; MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele), utilizando medicamentos que diminuam a altura, a rigidez e o alargamento da cicatriz; infiltração de medicamentos, que agem reduzindo a síntese de fibroblastos, o que resulta em uma formação anormal do colágeno; e remoção cirúrgica, que deve ser baseado na redução do queloide com remoção da maior parte possível desse tecido tumoral buscando uma melhora estética.