Subcisão

Subcisão é uma técnica cirúrgica utilizada para corrigir alterações e depressões no relevo da pele. Dessa maneira, ela rompe os septos fibrosos, divisões fibrosas entre os compartimentos de gordura que ligam a pele ao músculo e puxam a superfície da pele para baixo.

O procedimento é indicado, principalmente, para casos de sulcos e rugas na face, celulites em grau avançado, estrias, sequelas de lipoaspiração e cicatrizes deprimidas ou de acne. Assim como para áreas doadoras de gordura para enxerto, regiões que sofreram traumas ou doenças inflamatórias subcutâneas. No entanto, depende da gravidade do problema.

Indicação e contraindicação

A sua indicação no tratamento da celulite do glúteo e das coxas pode trazer resultados bastante interessantes, principalmente quando há celulites profundas e isoladas ao longo dessas regiões corporais.

Entretanto, a subcisão não é recomendada para gestantes e lactantes, diabéticos, pessoas com problema de coagulação, cicatrização ou queloides. Assim como pessoas com infecção ativa ou que fizeram uso de medicamentos anticoagulantes e fotossensibilizantes.

Antes de realizar a cirurgia, o dermatologista deve avaliar a lesão para saber se, de fato, a subcisão realmente será efetiva. Assim, em caso positivo, avaliação clínica e exames laboratoriais são necessários para identificar problemas que possam comprometer sua saúde.

Como a subcisão é feita?

Durante a cirurgia, uma agulha bisturizada é introduzida sob a pele através de pequenas incisões. Dentro, ela é manipulada com suaves movimentos de vai e vem ou circulares, rompendo o tecido fibroso e seccionando os vasos sanguíneos. Dessa forma resulta na formação de hematomas. Esses ferimentos estimulam a formação de um novo tecido conjuntivo e a produção de colágeno. A proteína preenche o local tratado e, enfim, redistribui a gordura deixando a pele uniforme.

Como o procedimento utiliza substâncias produzidas pelo próprio corpo do paciente como preenchedor, o resultado positivo na aparência das lesões é progressivo e, portanto, deve ficar visível após alguns meses.

A subcisão causa inchaço e hematomas, por isso, o pós-operatório precisa de cuidados, como:

• Não praticar atividades físicas nas duas primeiras semanas;
  • Usar meias ou cintas compressivas, de acordo com indicação médica, durante um mês;
  • Evitar exposição ao sol por duas ou três semanas, protegendo a área e usando proteção solar;
  • Usar pomadas e cremes tópicos, de acordo com indicação médica;
  • Fazer higienização e assepsia do local para evitar infecções.