Correção de unha encravada

A unha encravada é motivo frequente de consulta ao dermatologista que, dependendo gravidade, requer tratamento cirúrgico e medicamentoso. O tratamento, muitas vezes, é feito tardiamente. Pois, de início, os pacientes procuram resolver com métodos caseiros e com podólogos que podem, em alguns casos, agravar a situação.

A unha encravada tem como causa múltiplos fatores: tendência hereditária e genética, forma errada de cortar as unhas, uso de calçados inadequados e traumas crônicos.

O correto é cortar as unhas de forma reta, sem arredondar os cantos. Além disso, outros fatores, como anormalidades na forma da unha, podem favorecer o encravamento. Suor excessivo nos pés deixa o local ainda mais úmido e pode machucar a pele ao redor das unhas, contribuindo para o surgimento do problema.

O local mais afetado são os dedões dos pés, mais comum em homens do que em mulheres. A idade mais frequente do início do quadro é entre 10 e 30 anos de idade.

A unha encravada começa com um processo doloroso originário da penetração da lâmina ungueal no tecido mole circunjacente. Em seguida, evolui para infecção recorrente, crescimento do tecido ao lado da unha e, às vezes, formação de granuloma piogênico. Este é chamado popularmente de carne esponjosa, que causa dor e sangra facilmente.

Como corrigir unha encravada

Geralmente, primeiro é tratada a inflamação e/ou infecção para, em seguida, cuidar do encravamento. Entretanto, quando a unha está em processo inflamatório, o tratamento pode envolver antibióticos e antissépticos para diminuí-la. O médico é quem, sem dúvida, deve avaliar as medidas que precisam ser tomadas e se há necessidade de intervenção cirúrgica.

A cirurgia é necessária em grande parte dos casos para a resolução do quadro. Dessa forma, o objetivo é desobstruir a passagem da unha, retirando a matriz e o canto encravado. Assim, a unha poderá crescer livremente. Quando feita na fase inicial, costuma ter melhor resultado e pós-operatório mais tranquilo. Por isso, procure sempre um dermatologista habituado com casos cirúrgicos na unha para tratamento desse tipo de problema.