Eflúvio Telógeno

Eflúvio telógeno é um caso comum de queda de cabelo reversível. Pessoas saudáveis, normalmente, perdem, em média, 100 a 150 fios por dia. Mas, neste caso, o número acaba aumentando consideravelmente.

Os cabelos são estruturas que se renovam e possuem três fases de desenvolvimento: anágena, catágena e telógena. Ou seja, nascem, crescem e morrem. A primeira é a fase de crescimento, que tem duração de oito anos no couro cabeludo. A segunda é a fase de repouso, na qual o fio rompe seu crescimento. Por fim, a terceira é quando o folículo piloso fica mais superficial e os fios se soltam com facilidade. Estes são os cabelos que caem quando são lavados ou escovados.

Causas de Eflúvio telógeno

A causa do eflúvio telógeno varia de acordo com o tipo, que pode ser agudo ou crônico:

• Eflúvio telógeno agudo: a causa está ligada a um evento que aconteceu, pelo menos, três a quatro meses antes do início da queda. Este é o período de preparo para a queda e os fios se desprendem ao final desse ciclo. Entre os motivos mais comuns estão pós-parto, rápida perda de peso, doenças febris, infecções, pneumonia, gripe, dietas restritivas, cirurgias, estresse e alguns medicamentos. Assim, o número de fios que caem por dia fica entre 200 e 300;
    Eflúvio telógeno crônico: se assemelha ao tipo agudo na fase em que os fios caem muito, porém é diferente a longo prazo. Isso porque há ciclos de aumento dos fios na fase de queda, em ciclos que acontecem uma ou duas vezes ao ano. Com o tempo, os pacientes passam a ficar com o cabelo mais volumoso na base e menos no comprimento. Está associado a doenças autoimunes, como, por exemplo, a tireoidite de Hashimoto.

Diagnosticar a doença não é fácil e deve considerar um conjunto de fatores. Na consulta médica, o dermatologista irá avaliar a história do paciente – seus hábitos, medicamentos que toma ou tomou, e dietas −, exames laboratoriais, físicos e tricoscopia. Portanto, tem que ser feita uma anamnese detalhada e um exame capilar minucioso. Muitos pacientes demoram para buscar atendimento e usam fórmulas caseiras ou complexos com vitaminas sem orientação médica. Isso pode levar a um diagnóstico tardio e dificultar o tratamento.

Caso não tenha outra doença associada, o eflúvio tem duração limitada de dois a seis meses e pode apresentar melhora espontânea. Se estiver ligado a alguma outra condição, como calvície ou alopecia senil, é importante tratar para que os fios sejam recuperados completamente. Geralmente são utilizados medicamentos que estimulam o crescimento capilar.

Tratamentos tópicos, orais, injetáveis, a laser e transplante capilar também são opções de acordo com o quadro. Porém, seja qual for o caso, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, feito por um dermatologista, é essencial para evitar que o problema se agrave.