Urticária

Urticária é uma doença que consiste no surgimento repentino de manchas em forma de placas altas (vergões) na pele. São caracterizadas por lesões avermelhadas e que coçam de forma intensa. Elas podem desaparecer em poucas horas, dias, meses ou até anos.

Os dermatologistas costumam chamar de urticária aguda quando a duração é inferior a seis semanas e urticária crônica aquela que dura mais do que esse período.

Sinais e sintomas

Além da vermelhidão e da coceira, o quadro pode apresentar, em alguns casos, inchaço dos lábios, das pálpebras e dedos. No entanto, quanto maior o inchaço no rosto, mais alto o risco de edema na glote (quando a garganta incha e bloqueia a respiração) e mais urgente deve ser o tratamento.

Causas de urticária

A urticária pode aparecer quando o organismo está com alguma infecção bacteriana como, por exemplo, na garganta, infecção urinária ou por parasitas intestinais (vermes). Além disso, alimentos, corantes dos alimentos, medicamentos, temperatura do ar ou da água, atividade física e contato com determinadas substâncias podem ser causas.

Ao perceber o aparecimento de uma lesão, o paciente deve, imediatamente, procurar um dermatologista para realizar exame físico. Em seguida, o médico deve solicitar uma série de exames e dar início ao tratamento.

O tratamento é realizado para que os pacientes fiquem livres dos sinais e sintomas da doença. Em primeiro lugar é necessário identificar o tipo de urticária para determinar a melhor forma de tratá-la.

Medicamentos podem diminuir a reação alérgica e, em casos mais graves, deve-se utilizar medicação injetável. Uma dieta alimentar costuma ajudar na melhora mais rapidamente, evitando o reaparecimento das lesões durante o tratamento. Geralmente, a urticária desaparece em dias ou meses.

Portanto, o tratamento da urticária deve sempre ser indicado pelo médico dermatologista, após estudo detalhado de cada caso. A automedicação pode prejudicar, e muito, o tratamento e o controle da doença.