Queda de cabelo

queda de cabelo

Perder cabelos é considerado normal se o número de fios que caem todos os dias for de, aproximadamente, 150. Desse modo, trata-se do ciclo natural de renovação capilar e se dá de forma espontânea. Isto é, ao lavar ou pentear os cabelos, por exemplo. É possível perceber a mudança e ficar alerta quando a queda de cabelo aumenta diariamente, chamado cientificamente de eflúvio. Ou então se os cabelos passam a ficar mais ralos, deixando o couro cabeludo aparente, conhecido como alopecia.

A causa da queda de cabelo determina a quantidade de fios perdidos, a velocidade com que isso acontecerá, assim como os locais do corpo sofrerão mais com a perda de fios.

A queda de cabelo e rarefação do couro cabeludo podem ocorrer por diversos motivos. Entre eles: mudanças hormonais, no metabolismo, durante a gravidez e após o parto. Assim como na menopausa, por conta de medicamentos, tratamento contra doenças como o câncer e estresse.

Diagnóstico de queda de cabelo

Caso perceba que o cabelo está caindo de forma exagerada, o paciente deve procurar um médico. Então, o diagnóstico é feito com base em exame clínico minucioso, avaliação laboratorial e exame do couro cabeludo.

A tricoscopia tem papel muito relevante na investigação diagnóstica. Ela é feita pelo médico dermatologista através do uso de lentes de aumento com luzes especiais. Portanto, irão permitir avaliar a raiz dos pelos, a espessura e a presença de alguns sinais típicos de determinadas doenças.

O método de tratamento da queda de cabelo dependerá da causa, do tempo de evolução e a extensão do problema. Por exemplo, se o motivo for um mau funcionamento da tireoide ou deficiência de vitaminas, a ingestão dos medicamentos adequados poderá ajudar o cabelo voltar a crescer.

Quando a queda é motivada por um agente controlável, é possível tratar atingindo a causa. Por exemplo, se for caso de estresse, é aconselhável fazer atividades de relaxamento. O que, além disso, também garante mais qualidade de vida.

Tratamentos tópicos, orais, injetáveis, a laser e transplante capilar também são opções de acordo com o quadro. No entanto, seja qual for o caso, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, feito por um dermatologista, é essencial para evitar que o problema se agrave.