05 fev Saiba tudo sobre unha encravada
A unha encravada é um problema para você? Causa dores e incômodos?
Há como solucionar esse problema.
Também conhecida como onicocriptose, ocorre quando a unha cresce e entra na pele do dedo, causando inflamação e infecção de forma crônica e repetida.
É um dos maiores motivos de consultas ao dermatologista e, dependendo da sua gravidade, requer tratamento cirúrgico e uso de medicamentos.
As principais causas são:
- Tendência hereditária e genética;
- Forma errada de cortar as unhas;
- Uso de calçados inadequados;
- Traumas crônicos.
Os dedões do pé são os mais afetados, sendo mais comum nos homens do que nas mulheres. Em relação a idade, o início do quadro pode ser entre 10 e 30 anos de idade.
O processo de encravamento da unha é doloroso, tem início quando a lâmina ungeal penetra no tecido mole circunjacente, posteriormente infeccionando, devido ao crescimento do tecido ao lado da unha, formando o glanuloma poigênico (uma protuberância reativa ao trauma).
As maneiras de tratamento variam de acordo com o caso apresentado pelo paciente, porém, o procedimento cirúrgico é uma grande opção, feito pelo próprio dermatologista, sendo necessária na maioria dos casos. O profissional vai avaliar a situação e após isso, indicará a melhor maneira de tratá-la.
Alguns passos podem ser seguidos em casa, caso seja necessário, como deixar os pés em água morna, de 3 a 4 vezes por dia, massagear a área cuidadosamente e, ao cortar as unhas, é importante não arredondar os cantos, deixá-la quadrada. Evitar calçados fechados ou muito apertado também é recomendado.
Entre em contato com a Clínica Persona Dermatologia e agende uma consulta.
No Comments