17 dez Saiba tudo sobre as estrias
Cicatrizes que marcam a pele, porém há formas de amenizá-las
Quem sofre com as estrias, sabe o quanto incomoda, além de deixar, principalmente, as mulheres inseguras.
Mas você sabe o que são as estrias e quais os motivos que as causam? E o tratamento realizado nesses casos?
As estrias são cicatrizes que podem surgir em partes do corpo, como bumbum, coxas, panturrilhas, seios, braços, na região lombar, sendo mais comum nos homens e barriga.
Elas se formam a partir da destruição das fibras elásticas e colágenas da pele, causadas geralmente pela gravidez, aumento ou perda de peso de forma rápida, crescimento rápido no estirão da adolescência, colocação de próteses de mama, uso de anabolizantes. Fatores hormonais podem influenciar, como o uso de alguns medicamentos, além de fatores genéticos.
Elas são classificadas em duas categorias:
- Cor rósea ou purpura – Quando estão em fase inicial;
- Esbranquiçadas – Fase tardia, são as mais antigas.
O tratamento deve ser feito precocemente para que o resultado seja mais favorável. Pode ser feito de diversas maneiras, sempre com a finalidade de estimular um novo colágeno na pele. O procedimento a ser utilizado varia de acordo com o tipo de pele que o paciente tem e o estágio das estrias.
Os tratamentos mais indicados são o Laser CO2, aparelhos que fazem Microagulhamento, subcissão e peelings químicos.
- Laser CO2: Ele age devido a alta afinidade com a água presente na pele, promovendo uma vaporização e cicatrização da estria, estimulando a produção de colágeno, além de promover o rejuvenescimento da região;
- Microagulhamento: São utilizadas diversas microagulhas de aço cirúrgico, dispostas em um rolo, facilitando a aplicação. Provoca pequenos furos na região, aumentando a vasodilatação que estimula a formação de colágeno, além de aumentar a absorção de alguns medicamentos direto na pele, o drug delivery.
Todos têm como objetivo tratar e melhorar a estética da região afetada diminuindo a espessura, melhorando a coloração, tornando as estrias menos aparentes e deixando a pele mais firme. O número de sessões varia de 5 a 6, com intervalos mensais. Além disso, medicamentos tópicos também auxiliam nesse processo de tratamento. É recomendável evitar tomar sol durante o tratamento.
Consulte um dermatologista responsável e confiável. Entre em contato com a Persona Dermatologia e agende a sua consulta.
No Comments