Queloide: como tratar com segurança

Apesar de não representarem risco à saúde, os queloides geralmente causam um grande incômodo estético. Eles ocorrem devido ao crescimento anormal de tecido cicatricial no local de ferimento já curado. São lesões salientes, de cor avermelhada, rosada ou escura, que podem aparecer em qualquer área de traumatismo na pele. Essa alteração é benigna, portanto não há risco para a saúde, é indolor e não contagiosa.

Os queloides podem afetar homens e mulheres igualmente, mas existe uma incidência maior em mulheres. Pessoas de pele mais pigmentada como, por exemplo, negros e asiáticos, têm chance 15 vezes maior de adquirir esse problema.

Se alguém possui tendência a formar queloides, qualquer lesão que possa causar cicatriz pode levar ao aparecimento do problema. Portanto, um simples corte, cirurgia, queimadura ou até mesmo cicatrizes de acne podem acabar causando o queloide.

O diagnóstico pode ser feito com a observação da lesão. Mas, caso o médico dermatologista tenha dificuldades em diferenciar queloide de outro problema como, por exemplo, cicatriz hipertrófica. Dessa forma pode ser necessária uma biópsia para confirmar que se trata de queloide.

Muita gente recorre a tratamentos caseiros para remover o queloide, entretanto, estas soluções acabam sendo ineficazes e podem ferir a pele.

Entre os tratamentos possíveis e seguros para queloide está o uso de laser ablativo fracionado. A técnica pode reduzir a altura do queloide e fazer com que a diferença de cor da lesão para o resto da pele fique praticamente imperceptível.

Entretanto, para que seja eficaz, é importante que o procedimento seja feito em conjunto com outro tratamento, como injeções de corticosteroide ou compressão.

Para saber qual tipo de tratamento é o mais indicado para seu caso, é imprescindível a avaliação de um médico dermatologista. Entre em contato com a clínica Persona Dermatologia e agente uma consulta!