Também chamadas de telangiectasias, essas microvarizes são pequenos vasos visíveis superficiais. Podem ser de coloração azul a vermelha, mas, normalmente, são arroxeadas. São encontradas mais frequentemente nas pernas, mas também podem estar presentes no tronco e na face. O tratamento com laser para vasinhos pode ser uma excelente alternativa para resolver esse problema na pele.
Vasos dilatados e visíveis na face, próximos ao nariz, e pequenas varizes aparentes nas coxas e áreas próximas aos joelhos, são as principais queixas para tratamento de microvarizes com laser.
Indicação do laser para vasinhos
Laser é recomendado quando há presença de vasos finos. Outra indicação é quando o paciente apresenta fobia de agulha. Apesar de haver um mito popular de que o laser é indolor, há certo desconforto sim. No entanto é muito bem tolerado pela maioria dos pacientes.
Para atenuar o desconforto causado pelo laser pode ser utilizada uma técnica de resfriamento conjugado ao laser, o que torna as sessões mais confortáveis. Além disso, as pessoas costumam relatar sensação menor de dor com o laser quando comparam à tratamento com aplicação com agulha e seringa de substâncias esclerosantes.
Tratamento
O laser atua através da afinidade pela cor vermelha do sangue e das paredes dos vasos. Dessa forma, faz com que a luz, quando disparada, gere calor suficiente para queimar e destruir, definitivamente, aquele pequeno vaso atingido.
O tratamento com laser apresenta aspectos positivos quando comparado ao tratamento convencional com agentes químicos e agulha. Alguns vasinhos podem ser eliminados já na primeira sessão. Mas os demais necessitarão de outros tratamentos, algo em torno de 3 a 6 sessões, de acordo com a extensão da região que será tratada.
Logo após a lesão térmica das microvarizes, é comum ocorrer uma reação inflamatória com vermelhidão local ou escurecimento do vaso, que desaparece em torno de alguns dias. O resultado final poderá ser mais evidente a partir da quarta semana. Portanto, é recomendado um intervalo mínimo de um mês entre as sessões para se fazer na mesma região. O mesmo vaso pode precisar de mais de uma sessão para o total desaparecimento.
Entre os cuidados importantes pós-procedimento está evitar exposição solar não somente após o tratamento, mas também semanas antes. Dessa forma evita-se a ocorrência de manchas indesejáveis. O laser não é indicado quando a pele está bronzeada, pois pode aumentar o risco do surgimento de manchas.