O laser de CO2 fracionado é um dos tratamentos de primeira linha para cicatrizes de acne (espinhas) e melhoria da textura da pele. De acordo com o grau de cicatrizes que o indivíduo possua, outros tratamentos complementares também são necessários. O tratamento é utilizado para correção e eliminação de rugas finas, poros dilatados, flacidez facial, excesso de pele nas pálpebras, manchas de sol e remoção de sinais.
Benefícios
Além disso, traz benefícios para a pele como, por exemplo:
- Suavização das linhas profundas (olhos e boca);
- Atenuação das cicatrizes de acne;
- Melhora a flacidez fina da face, pescoço e colo;
- Estimulo de colágeno.
É opção segura para aquelas pessoas que querem melhorar a qualidade da pele e as rugas faciais, mas não querem ou têm receio de se submeter a uma cirurgia plástica.
Com o tratamento no modo fracionado, apenas uma fração da superfície da pele é tratada pelo laser. Assim, deixa pequenas partes da pele intactas. Esta técnica faz com que a cicatrização seja muito mais rápida e que o retorno às atividades normais aconteça o mais breve possível.
Como o laser CO2 fracionado é aplicado?
O procedimento é realizado no consultório, com aplicação de creme anestésico alguns minutos antes. Assim, é feito bloqueio anestésico em áreas com mais acúmulo de rugas – perioral e periorbital.
Então, o laser é aplicado em toda face, para cada região é determinado um padrão de energia. O laser CO2 fracionado é separado em feixes e atinge a pele como uma peneira. Após a sessão, o paciente sente um pequeno desconforto e sensação de calor que costuma passar após 40-60 minutos. Dependendo do caso, normalmente são necessárias entre 2 a 4 sessões e a intensidade varia também de acordo com a pele e o propósito do tratamento.
O laser CO2 fracionado exige um tempo menor de recuperação e um pós-procedimento mais confortável, quando comparado ao não fracionado e a peelings profundos.
A pele começa a descamar depois de 2 ou 3 dias do procedimento. Em seguida, a pele ficará com um tom rosado que tende a desaparecer em algumas semanas. Essa vermelhidão é desejada e esperada, significa que a cicatrização está acontecendo e que um novo colágeno está se formando.
Caso tenha história prévia de herpes simples no rosto é importante comunicar ao médico para que ele tome medidas preventivas para evitar uma nova crise.
Durante a recuperação utilizasse cremes regeneradores e é necessário proteger a pele da exposição solar, utilizando protetores indicados pelo médico. Além disso, ele pode recomendar outros cuidados durante o processo.
O resultado costuma ser duradouro e pode persistir por muitos anos. A pele fica restaurada e com aspecto jovial e saudável.