A presença de profundas cicatrizes de acne, principalmente em pessoas que já se submeteram a tratamentos como laser de CO2 fracionado ou microagulhamento simples, é, de fato, a melhor indicação para se fazer o Microagulhamento Cirúrgico.
Como é feito?
O Microagulhamento pode ser feito de diversas maneiras, atingir profundidades e intensidades diferentes. Dessa forma, o Microagulhamento cirúrgico é bem diferente dos outros tipos de tratamentos feitos em cabines e clínicas de estéticas. Por isso deve ser feito por médico experiente e treinado na técnica.
Esse tratamento é feito sob anestesia injetável, associado a sedação em ambiente cirúrgico. Dessa maneira, o paciente tem muito mais conforto e praticamente não sente dor alguma. A anestesia é feita com a injeção de anestésicos na veia do paciente. Assim o deixará sedado e livre de dor durante todo o tratamento. Além disso é necessário jejum de 8 horas antes do início da anestesia.
O pós-procedimento imediato também costuma ser muito tranquilo, sem sensação de ardor, queimação nem dor. Logo que acaba a aplicação o paciente é liberado para sua casa.
Esse tratamento é indicado para casos mais graves de cicatriz de acne e que estejam sem lesões ativas de acne. Além disso, outras boas indicações para essa modalidade de microagulhamento são flacidez facial, cicatrizes cirúrgicas ou traumáticas na face. Por fim, também pode ser utilizada em peles negras.
Vantagens do Microagulhamento cirúrgico:
– Indicado para casos de acne grave, que não responderam a outros tratamentos;
– Possível fazer em pessoas com peles machadas ou pele morena ou negra;
– Conforto dado pela anestesia, o que permite fazer tratamentos mais agressivos;
-Útil para quaisquer tipos de cicatriz (acne, trauma, cirurgia), em especial no rosto.
A recuperação da pele normalmente costuma durar de 7 a 10 dia. Assim, nas primeiras horas, devido a saída de líquido através da pele, é necessária a colocação de um curativo que é retirado já no dia seguinte. Inchaço e vermelhidão são normais e mais intensos nos primeiros dias após o microagulhamento. Em seguida, o inchaço vai diminuindo a partir do 3º dia, assim como a vermelhidão que vai gradativamente diminuindo ao longo de algumas semanas.
Normalmente fazemos uma sessão e aguardamos o resultado para ver a necessidade de tratamentos complementares. Nesse sentido, pode ser associado à outras modalidades de técnicas como, por exemplo, preenchimentos, tunelização dérmica, subcision, técnicas cirúrgicas, laser e peelings.