A lipoaspiração tumescente tem seu diferencial de ser feita apenas sob anestesia local, sem necessidade de anestesia geral ou sedação profunda. Se você tem interesse sobre essa técnica de tratamento de gordura, iremos descrevê-la sucintamente no texto abaixo.
A indicação para esse tipo de procedimento é para pacientes que querem melhorar o contorno corporal, bem como reduzir medidas. Isso porque trata áreas específicas de gordura localizada.
Muitas áreas podem ser tratadas com esse tipo de lipoaspiração, não só as pequenas, mas também regiões mais volumosas. Dentre estas, as mais procuradas são:
– Abdômen;
– Culote;
– Braços;
– Flancos e Dorsal;
– Gordura da axila e dos joelhos;
– Papada.
Tratamento de lipoaspiração tumescente
O tratamento é precedido de uma avaliação clínica do paciente. Dessa forma é possível analisar a área a ser tratada, medir peso e circunferências corporais. Além disso, alguns exames são necessários para complementar essa avaliação e, então, indicar a cirurgia.
A primeira coisa a se fazer no dia da lipoaspiração é avaliar e marcar a área onde a gordura vai ser retirada. Normalmente são obtidas fotos para uma comparação futura. Em seguida, será injetada toda a solução anestésica, que é o grande diferencial dessa técnica. Assim, essa solução permite que a gordura seja mais facilmente aspirada. Além disso, amplia a camada de gordura deixando mais segura para a passagem da cânula e traz um efeito anestésico bastante seguro. Desse modo, deixa o paciente sem dor ao longo da lipoaspiração.
São utilizadas cânulas muito finas, quando comparada a maioria das técnicas convencionais. Isso permite, portanto, deixar cicatrizes menores, pois serão feitas incisões de apenas 2-4mm. Em seguida é feita a lipoaspiração com utilização de um lipoaspirador cirúrgico, até chegar num ponto ideal de espessura da camada de gordura daquela região. Isso também estimula uma maior produção de colágeno e, dessa maneira, traz uma retração da pele sobrejacente aquela gordura.
Quando comparada às técnicas convencionais, leva a uma eliminação de gordura mais pura e com bem menos proporção de sangue. Isso vai resultar, enfim, em um pós-operatório melhor, com menos hematomas e mal-estar.
Pós-operatório
O pós-operatório necessita ser acompanhado por uso de cintas. Além disso é obrigatória a realização de drenagem linfática para obter resultados mais bonitos e uniformes, assim como evitar o surgimento de fibroses e irregularidades.