As cicatrizes de acne são causa frequente de queixa dos pacientes por provocar alteração de cor, textura e relevo na pele do rosto. Além disso, provocando grande incômodo estético, baixa autoestima e perda de autoconfiança. Em casos mais graves, portanto, temos que indicar muitas vezes tratamentos mais agressivos para que se possa obter melhorias mais relevantes.
Tratamento para cicatrizes de acne
De acordo com o tipo e cor da pele e das características das cicatrizes encontradas (distróficas, icepick, entre outras), será feita uma análise durante a consulta. Em seguida, será indicado o tratamento mais adequado para aquele caso específico. Muitas vezes utilizamos técnicas associadas como, por exemplo, microagulhamento com peeling ou laser com tunelização.
Existem, então, diversas opções de tratamentos para as cicatrizes de acne e iremos descrever algumas delas para uma melhor compreensão.
– Microagulhamento
O microagulhamento é uma ótima opção para peles morenas ou com manchas e, de acordo com as cicatrizes que irão ser tratadas, pode ser feito uma ou outra técnica. Existe a técnica de microagulhamento com radiofrequência que pode ser indicada em cicatrizes leves a moderadas. Além disso, a técnica de microagulhamento cirúrgico, que é feita em centro cirúrgico e faz uma agressão maior no tecido. No entanto, essa última mais adequada para cicatrizes mais graves e moderadas.
– Técnicas cirúrgicas
Algumas vezes microcirurgias se fazem necessárias para retirar tecidos fibróticos e cicatrizes muito fundas, normalmente as técnicas cirúrgicas são iniciadas antes de outras técnicas como laser ou microagulhamento.
– Tunelização dérmica
A tunelização dérmica é um procedimento adjuvante nos tratamentos de cicatrizes de acne para liberar fibroses profundas e melhorar cicatrizes mais deprimidas. É feita sob anestesia local e utiliza-se agulhas especiais para causar túneis na derme que irão romper esse tecido fibroso e estimular uma remodelação desse colágeno. Isso clinicamente resulta em uma melhora do relevo da pele com redução das áreas deprimidas. É normalmente utilizado em conjunto com microagulhamento ou laser. Pode haver áreas roxas após o procedimento.
– Peeling químico
É uma técnica que consiste na aplicação de substâncias que promoverão uma renovação celular e descamação na pele. Diversos tipos de ácidos podem ser utilizados. Durante esse processo, as camadas cutâneas mais profundas são estimuladas a produzir e remodelar o colágeno. Dessa forma, dá origem a uma pele mais lisa e firme. Nas cicatrizes de acne normalmente são indicados peelings químicos médios ou profundos (fenol). O número de sessões varia de acordo com a gravidade do caso. Para um resultado melhor e mais duradouro, o paciente deve seguir todas as orientações médicas pós-procedimento;
– Laser CO2 Fracionado
Tratamento largamente utilizado para melhora das cicatrizes de acne, quando corretamente indicado pelo dermatologista. Em geral, necessita de preparo prévio e adequado da pele, com fotoproteção e, às vezes, o uso de medicamentos.
Por se tratar de um procedimento um pouco agressivo, é importante que haja orientação precisa e acompanhamento após a sessão. Traz resultados significativos que podem ser notados a partir da primeira sessão. Os feixes de luz atingem a pele como uma peneira e, com isso, deixa áreas intactas entre os locais afetados. Essa região não atingida ajuda no processo de cicatrização.
Antes de iniciar o tratamento para cicatrizes de acne, o paciente deve estar consciente do tempo de recuperação e o nível de melhora que cada procedimento apresenta. De acordo com o grau das cicatrizes, outros tratamentos complementares podem ser necessários.