A hidradenite supurativa, também conhecida como acne inversa, é doença inflamatória crônica resultante da obstrução folicular de glândulas de suor e infecção recorrente. É mais comum nas axilas, virilhas, região peitoral, nuca e glúteos. Acomete, principalmente, mulheres após a puberdade.
Causas
As causas de hidradenite supurativa ainda não são bem estabelecidas, mas pode ser considerada uma doença autoinflamatória. Ou seja, quando ocorre uma resposta inflamatória exagerada que agride e danifica a pele e outras estruturas. Além disso, pode haver uma tendência familiar no seu surgimento. Bem como associação com alterações de saúde e maus hábitos como, por exemplo, o tabagismo.
Sinais e sintomas de hidradenite supurativa
As lesões podem ser muito dolorosas, com constante eliminação de pus, que pode manchar as roupas, e mau odor. Os nódulos de hidradenite supurativa tendem a persistir e recidivar. Desse modo, uma mesma lesão pode inflamar e desinflamar várias vezes no mesmo local. Com o tempo, surgem novas lesões ao lado das antigas. As cicatrizes podem dificultar a movimentação, por exemplo, das coxas e dos braços.
Tratamento
O tratamento mais eficaz e duradouro é a cirurgia, que traz uma melhora da qualidade de vida, nos aspectos sociais e clínicos.
O quadro é recorrente, com períodos de melhora e piora, cursa com formação de fístulas, abcessos e cicatrizes, que interferem na qualidade de vida da pessoa acometida.
O tratamento com remédios depende da gravidade da doença, mas, de maneira geral, é limitado e traz melhoras temporárias. A maioria dos casos de hidradenite supurativa acaba por ter indicação de tratamento cirúrgico, que resultará na retirada total das áreas inflamadas, com controle local da doença.
Deve ser feito por médico especialista nesse tipo de doença, o dermatologista. Às vezes, a cirurgia pode resultar em cicatrizes médias e até grandes, mas traz uma grande melhora na qualidade de vida do paciente que convive diariamente com esse problema.