Foliculite e pelo encravado

foliculite

Semelhante à acne, a foliculite é uma infecção causada por uma bactéria que começa nos folículos pilosos. Dessa forma, faz com que surjam bolinhas avermelhadas e com pus na pele. Sua causa também pode estar relacionada à inflamação de pelos encravados. No caso, são aqueles que não conseguem encontrar passagem para nascer, então passam a crescer “por dentro”. Assim, causam desconforto estético inicialmente. Mas, se não tratado, pode ocasionar dor, coceira e deixar cicatrizes.

 

A depilação definitiva com laser é uma opção excelente pois além de eliminar os pelos vai evitar o surgimento desses quadros de inflamação e infecção.

 

Causas

 

O quadro de foliculite surge quando os pelos encravados não são tratados. O entupimento dos folículos pilosos é causado pelo atrito da roupa, no ato de barbear-se e depilar-se com lâminas. Depilação com cera também é um fator que a favorece, pois deixa a pele frágil devido à frequência de uso que arranca o pelo pela raiz.

 

Fatores como, por exemplo, excesso de oleosidade na pele, imunidade baixa, uso crônico de alguns remédios tópicos e muito tempo entre um banho e outro também podem influenciar.

 

Tipos  de foliculite

 

A foliculite pode ser tanto superficial quanto profunda.

 

  • Superficial: As lesões avermelhadas podem evoluir para vesículas com pus. Além disso, a área fica sensível e com leve coceira;
  • Profundo: quando a foliculite se desenvolve para furúnculo, com presença de coleção de pus, sensibilidade, febre e dor intensa na região. Comum afetar couro cabeludo, rosto, pescoço, axilas, virilha, nádegas e pernas.

 

Prevenção

 

Para evitar essas inflamações e, consequentemente, a piora do quadro é indicado hidratar a pele com cremes indicados para cada tipo de pele. No momento da depilação, utilizar cremes e água morna; e sempre, ao utilizar lâminas, a pele deve estar molhada e o aparelho deve ser passado no sentido em que o pelo nasce, de maneira cuidadosa. Também é indicado evitar roupas muito justas.

 

Tratamento

 

Normalmente, os pelos encravados desaparecem naturalmente. Mas há algumas medidas que podem ajudar a tratar o problema de forma mais rápida como, por exemplo:

 

  • Compressas de água quente: ajudam a estimular a circulação sanguínea, abrindo os poros e “amolecendo” a pele. Para isso, umedeça uma toalha com água morna e pressione sobre a região por dez a quinze minutos. Realizar o procedimento todos os dias;
  • Uso de pomadas: de acordo com a orientação médica e o tipo de pele da pessoa, por vezes pode ser necessário o uso de antibiótico oral;
  • Depilação a laser: Vai eliminar os pelos da região que está ficando inflamada e com isso resolver de forma mais definitiva o problema.

 

A Clínica

A Persona Dermatologia é um ambiente acolhedor, feito para atender todas as pessoas que procuram por solução para algum problema dermatológico e áreas afins. Temos um time completo de médicos dermatologistas e oferecemos atendimento especializado em todas as áreas da dermatologia: Estética médica, Laser, Câncer de Pele, Doenças da Pele e dos Cabelos, Tricologia, Dermatologia Pediátrica, Testes de Alergia, Tratamentos Corporais, Cirurgia Dermatológica e Estética Íntima.

Esclareça suas dúvidas