Microagulhamento cirúrgico

Microagulhamento cirúrgico é um tratamento que pode, de fato, trazer excelentes resultados no tratamento das cicatrizes de acne, cicatrizes em geral, estrias e rugas, utilizando rolos com migroagulhas. Quando bem indicado e realizado por dermatologistas habilitados, costuma apresentar excelentes resultados. Além disso, permite rápida recuperação e raras complicações. Os médicos dermatologistas, em geral, utilizam microagulhas de maior tamanho e com resultados mais visíveis do que se utiliza normalmente em clínicas estéticas.

 

Para quem é indicado?

 

É indicado para o tratamento de estrias, rugas e cicatrizes de acne, catapora, cirúrgicas e queimadura. Assim como pode ser utilizado para drug delivery. Além disso, tem excelente indicação para o tratamento de peles envelhecidas pelo sol. Trazendo uma melhora no estímulo de colágeno, na textura, coloração e aspecto da pele. É contraindicado para pacientes com tendência a queloides, dificuldade de cicatrização, acne ativa e infecções de pele.

 

Recomenda-se que seja realizado por médico dermatologista ou então especialistas na aplicação da técnica. Entretanto, nunca deve ser feito por profissionais não médicos ou pelo paciente em casa, pelo risco de complicações como, por exemplo, manchas na pele, infecções e cicatrizes.

 

Como o Microagulhamento cirúrgico é feito?

 

De acordo com a profundidade e extensão da área a ser tratada é realizado no consultório médico, com cuidados de antissepsia e biossegurança. Além disso pode ser usado creme anestésico ou anestesia local, dependendo do comprimento da agulha utilizada. São utilizados rolos descartáveis com agulhas finas, que podem variar de comprimento, estéreis, de disposição simétrica em fileiras. Desse modo, as microagulhas penetram na pele inúmeras vezes, formando microcanais que estimulam a remodelação tecidual. Entretanto, quando a área a ser tratada é maior e necessita atingir profundidades maiores, é feito em centro cirúrgico com sedação anestésica e infiltração local de anestésicos, sem a necessidade de internação hospitalar.

 

O pós-procedimento é tranquilo, com recuperação rápida e indicação de curativos nas intervenções mais profundas. Em média, o paciente pode retornar às suas atividades habituais em cerca de 7 a 10 dias. Contudo é necessário ter cuidados relacionados à proteção solar. O número e intervalo de sessões varia de acordo com a indicação do dermatologista e necessidade da pele de cada caso.

 

A associação com outros tratamentos pode ser necessária para obtenção de um resultado mais natural, bem como uma sustentação maior da pele atingida. Preenchimentos com ácido hialurônico e uso de estimuladores de colágeno como, por exemplo, a Hidroxiapatita de cálcio, podem ser úteis.

 

Diferente de outros tratamentos, o microagulhamento não provoca um grande dano na superfície da pele. Assim, propicia o estímulo à produção de colágeno, sem remover a epiderme, camada mais externa da pele. Por isso torna a recuperação um tanto mais rápida.

A Clínica

A Persona Dermatologia é um ambiente acolhedor, feito para atender todas as pessoas que procuram por solução para algum problema dermatológico e áreas afins. Temos um time completo de médicos dermatologistas e oferecemos atendimento especializado em todas as áreas da dermatologia: Estética médica, Laser, Câncer de Pele, Doenças da Pele e dos Cabelos, Tricologia, Dermatologia Pediátrica, Testes de Alergia, Tratamentos Corporais, Cirurgia Dermatológica e Estética Íntima.

Esclareça suas dúvidas