Nos últimos anos, descobriu-se que lasers de baixa potência facilitam o crescimento de pelos. Assim, o método com laser capilar passou a ser utilizado como recurso no tratamento para queda de cabelo e calvície, com resultados positivos.
O laser de baixa potência atinge de 1 a 500 miliwatts (mw), podendo ser de luz vermelha, mais curta que penetra e age na camada mais superficial da pele; ou infravermelha, de comprimento mais longo, que atinge as camadas mais profundas. Além disso, pode ser chamado de laser frio, pois não aquece os tecidos e não provoca danos térmicos.
Como age o laser capilar?
O mecanismo de ação do laser é a fotobioestimulação. A luz penetra no local aplicado, no caso o couro cabeludo, atinge as células e então estimula seu metabolismo. Dessa forma, aumenta e acelera o crescimento, espessamento e fortalecimento dos fios existentes.
Tratamento
O tratamento para queda capilar com laser é indolor, não tóxico, não invasivo e sem efeitos colaterais. Em geral, a aplicação pode ser feita de 1-3 vezes por semana, durante 15 minutos, de 3 a 6 meses.
Se feito corretamente, o paciente pode ter cabelos mais saudáveis, grossos, com mais volume e brilho.
O laser atua de maneiras diferentes de acordo com a fase de desenvolvimento do cabelo. Na fase anágena, por exemplo, que é a de crescimento, estimula o metabolismo da raiz e a vascularização. Na telógena, de queda, o laser instiga o crescimento de um novo pelo.
Indicação de uso
O laser de baixa frequência é um tratamento que não substitui as terapias já existentes, mas sim como terapia complementar. É indicado para alguns casos de queda capilar:
• Evitar a progressão da calvície masculina e feminina, quando em grau inicial ou intermediário. Não há resposta evidente nos locais em que o folículo piloso está em estado fibrótico;
• Tratar o eflúvio telógeno agudo, em que ocorre queda temporária dos cabelos em diversas situações, como após parto, cirurgias ou emagrecimento importante, estresse, uso de medicamentos ou outras doenças;
• Acelerar a cicatrização e ajudar no crescimento dos fios após a cirurgia de transplante capilar;
• Atua como coadjuvante nos casos de dermatite seborreica de couro cabeludo, pois o laser promove ação anti-inflamatória que reduz a oleosidade e a coceira na região.
*Avaliação capilar especializada ou digital