Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, normalmente na face. No entanto, também pode ocorrer nos braços e colo. Afeta com mais frequência as mulheres, podendo ser vista também nos homens. Não há uma causa definida, mas, muitas vezes, esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez, fatores genéticos e, principalmente, à exposição solar. O tratamento é um desafio para os dermatologistas que, cada vez mais, têm se buscado novas tecnologias que sejam eficazes no seu tratamento. Entre as opções está o uso de laser para melasma.
O laser tem mostrado resultados consistentes para o tratamento da doença, juntamente ao uso de cremes e peelings. Nesse sentido, se soma como uma opção real e eficaz. Principalmente nos casos em que não se obteve um bom resultado com tratamentos convencionais.
Deve-se sempre ter em mente que o laser não é uma solução mágica para esse problema. Já que os cuidados com a exposição solar e sessões para manutenção do clareamento obtido serão sempre necessárias.
Como é o tratamento com laser para melasma feito?
O laser tem afinidade pelo pigmento da mancha e, quando disparado em pulsos curtos (q-switched) e com alta energia, consegue quebra-lo. Assim como inibir o crescimento das células que dão vida a essas manchas. O fato do laser produzir pulsos curtos e rápidos faz com que o efeito térmico seja minimizado. Assim, reduz o processo inflamatório, diminui a chance de recidiva das manchas e de possíveis complicações com o laser.
Inicialmente são programadas 10 a 12 sessões semanais/quinzenais para induzir o clareamento. Após isso, inicia-se uma fase de manutenção com mais dias de intervalo entre os tratamentos a depender de cada caso. As sessões são praticamente indolores.
Pós-procedimento
Após o término, o paciente pode voltar a sua rotina normal. Não é necessário tempo de recuperação, pois o laser vai deixar apenas uma discreta e passageira vermelhidão na área tratada. Os resultados costumam começar a surgir por volta da 3ª e a 6ª sessão. Muitas vezes são necessárias algumas sessões de manutenção, para manter a pele sem manchas.