Estrias

estrias

A presença de Estrias é queixa frequente na clínica de dermatologia. De fato existem alguns procedimentos indicados para o tratamento destas, mas sua eficácia e o grau de melhoria dependerão da fase em que se encontram as estrias, o local e a espessura. Além disso, fatores genéticos, raça, idade e produção individual de colágeno influenciam no resultado.

É importante saber que não existe cura total para as estrias. No entanto é possível alcançar significativa melhora em sua aparência.

Entre os procedimentos indicados estão:

• Laser ablativo e fracionado: o mais utilizado para esse fim é o laser de CO2 Fracionado e o laser de Érbium. É um método eficaz para estrias tanto recentes quanto aquelas mais antigas. Dessa maneira, atua provocando um dano térmico controlado, resultando em estreitamento das estrias e diminuição de áreas deprimidas. Requer algumas sessões (5-10), normalmente com intervalo de um mês;
  • Microagulhamento: é um método um tanto mais recente. Assim, pode ser mais eficaz quando feito com aparelho que associa a tecnologia de radiofrequência, que usamos atualmente na nossa clínica. Essa associação provoca uma renovação e estímulo de colágeno na pele afetada pela estria, resultando em uma estria mais fina e clara após algumas sessões;
  • Ácido retinóico: está na composição de cremes e pode ser utilizado em casa. Como resultado, a substância estimula a produção de colágeno na área em que já há estria. Além disso, pode contribuir no clareamento de estrias vermelhas;
  • Laser não-ablativo: possui ponteiras precisas que não machucam a epiderme. Portanto, pode ser feito em qualquer tipo de pele, independente da época do ano. Necessita de um maior número de sessões;
  • Subcisão: é um procedimento cirúrgico em que, por meio de uma agulha, rompe-se as traves de fibrose produzindo um hematoma no local.

Caso tenha interesse em conhecer mais sobre o que é a estria, suas causas e tipos diferentes, explicaremos com mais detalhes para você abaixo.

O que são estrias?

Quando as fibras elásticas e colágenas são destruídas por um estiramento da pele, formam-se cicatrizes que chamamos de estrias. Elas podem ser discretas ou exuberantes, bem como coçar ou arder. Mas, na grande maioria dos casos, não apresenta sintomas. Afeta mais mulheres do que homens.

As cicatrizes surgem mais comumente em partes do corpo como, por exemplo, bumbum, coxas, panturrilhas, seios, braços e na região lombar.

Existem dois tipos de estrias:

• Cor rósea ou púrpura: quando estão em fase inicial e podem ser acompanhadas por um processo inflamatório no local;
  • Esbranquiçadas: já em fase tardia, são as mais antigas. Nesse caso já ocorreu uma atrofia mais intensa das fibras colágenas e elásticas e não há inflamação.

O estiramento da pele, no geral, é causado por grande volume corpóreo. Isso pode acontecer por conta de gravidez, aumento de peso, uso de anabolizantes, colocação de prótese mamária ou fatores hormonais. Além disso, o uso prolongado de corticoides também pode ajudar a desenvolver estrias no corpo.

O diagnóstico pode ser feito pelo dermatologista através de alguns exames, apenas para identificar se há, ou não, alguma doença associada. Isso porque estrias largas e que surgem de repente podem ser sintomas de doenças endocrinológicas. Mas, na maioria dos casos, existe apenas o desconforto estético.