Melasma

Melasma é uma condição de hiperpigmentação da pele que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras, mais comumente na face, mas também pode ocorrer nos braços, pescoço e colo. Afeta, principalmente, as mulheres entre 20 e 50 anos.

 

Queixa bastante comum e frequente em nossa clínica, temos uma abordagem diferenciada com esse tipo de manchas do rosto, com protocolos de tratamento específicos para cada caso.

 

Causa

 

Não há uma causa definida, mas, muitas vezes, esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez, fatores genéticos e hormonais, e, principalmente, à exposição solar. Nesse sentido, boa parte dos pacientes com melasma tem histórico de exposição diária ou intermitente ao sol.

 

Em geral, são vulneráveis as pessoas de pele morena em tons mais escuros como, por exemplo, as africanas, afrodescendentes, de ascendência árabe, asiáticas e hispânicas. Pois, por natureza, produzem mais melanina, uma vez que possuem melanócitos mais ativos. Além disso é comum também em pessoas mestiças, oriundos de uma mistura de raças. No Brasil e em especial no Nordeste é bastante frequente pela alta incidência de radiação UV nessa região.

 

Tipos de melasma

 

  • Melasma epidérmico: surge quando há depósito aumentado de pigmento através da epiderme (camada mais superficial da pele);
  • Melasma dérmico: depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos;
  • Misto: Quando se tem excesso de pigmento na epiderme em certas áreas e na derme em outras regiões.

 

Manifestações clínicas

 

O melasma é, sobretudo, um transtorno dermatológico adquirido de caráter estético. Portanto, não há outro problema de saúde associado. Consiste na presença de manchas escuras ou acastanhadas que aparecem nas áreas do corpo mais expostas ao sol. Costumam ter formato irregular e, geralmente, simétrico (iguais dos dois lados). A intensidade da coloração varia de acordo com a quantidade e a profundidade de melanina acumulada na pele.

 

Diagnóstico

 

Para identificar a presença de melasma, o dermatologista leva em conta a história pessoal e familiar da condição. Dessa forma, considera o uso de contraceptivos orais, reposição hormonal, ocorrência de gravidez e hábitos de exposição ao sol, por exemplo. Assim como avalia as características das manchas, as áreas afetadas e a gravidade da lesão.

 

Tratamento

 

Existem algumas formas de tratar o problema e todas compreendem orientações de proteção contra os raios UV e à luz visível. O tratamento do melasma sempre prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.

 

Os principais procedimentos indicados são:

 

Fotoproteção

 

É o tratamento mais importante para o melasma, pois nenhum outro é efetivo sem proteção contra a radiação solar. Os pacientes devem aplicar filtro solar, físico e químico, com FPS alto nas regiões afetadas todos os dias. Além disso, é importante procurar, especialmente, por filtros que protejam contra os raios ultravioleta A e B. É fundamental evitar se expor à luz do sol durante o tratamento e reaplicar o filtro a cada duas horas caso esteja em ambiente ensolarado;

 

Cremes

 

Os mais utilizados são os produtos à base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico e azelaico. Nesse caso, os resultados costumam demorar cerca de dois meses para aparecer. Este não é um método que funciona para todos os pacientes, por isso, somente o dermatologista poderá determinar a melhor opção. Novos cremes clareadores estão sempre sendo estudados, mais recentemente o Cysteamina tem mostrado promissora quando usada topicamente;

 

Peelings

 

Superficiais ou profundos, os peelings têm o poder de clarear a pele gradualmente;

 

Laser e luz pulsada

 

Existem algumas formas de energia luminosa que podem ajudar no tratamento do melasma. O laser libera uma onda de calor sobre a pele, destruindo o pigmento de melanina. É indicado para casos profundos ou que não melhoraram com o uso de cremes. Normalmente necessitam maior número de sessões para ser efetivo, porém tem bons resultados quando utilizados de forma correta e junto de um planejamento de manutenção;

 

Microagulhamento

 

O microagulhamento é uma técnica que pode ser aplicada para clareamento do melasma quando feito com protocolo específico para isso e com a associação de alguns medicamentos durante o procedimento.

 

 

 

Procedimentos

A Clínica

A Persona Dermatologia é um ambiente acolhedor, feito para atender todas as pessoas que procuram por solução para algum problema dermatológico e áreas afins. Temos um time completo de médicos dermatologistas e oferecemos atendimento especializado em todas as áreas da dermatologia: Estética médica, Laser, Câncer de Pele, Doenças da Pele e dos Cabelos, Tricologia, Dermatologia Pediátrica, Testes de Alergia, Tratamentos Corporais, Cirurgia Dermatológica e Estética Íntima.

Esclareça suas dúvidas