Psoríase

A psoríase é um tipo de doença crônica de pele, que não é contagiosa e é, relativamente, comum entre a população de 22 a 55 anos.

É uma doença genética que pode acometer a pele do corpo, do couro cabeludo, as unhas e as articulações. Tem como característica lesões em placas, cujos principais sinais são vermelhidão da área e descamação da pele. Pode ser agravada por alguns medicamentos, estresse emocional, variações climáticas, traumas físicos.

Manifestações Clínicas

Além das manchas vermelhas ou róseas com escamas esbranquiçadas, também pode apresentar coceira na região. Por isso, é comum que o paciente confunda com uma simples alergia. Mas, nesse caso, é necessário consultar um profissional capacitado para fazer o tratamento adequado.

As causas da doença ainda são desconhecidas, mas sabe-se que têm relação direta com o sistema imunológico. Além disso, os fatores externos como, por exemplo, estresse, cigarro, ingestão de bebidas alcoólicas e medicação antidepressiva também podem desencadear a psoríase.

A psoríase tem sido associada a maior risco cardio vascular. A doença pode acometer por vezes áreas específicas como apenas os pés ou o couro cabeludo, assim como existe a forma exclusivamente articular, a chamada, Artrite psoriásica.

Por tratar-se de uma doença crônica e de evolução não muito previsível, o tratamento é contínuo. Desse modo, são utilizados cremes à base de coaltar, hidratantes potentes e anti-inflamatórios. Medicação sistêmica também é usada em casos mais extensos como, por exemplo, imunomoduladores, anti-neoplásicos e biológicos. Esses últimos tem sido motivo de grande investimento da indústria farmacêutica e trouxe uma nova perspectiva para o tratamento dos casos mais graves de psoríase.

O sol é um aliado no tratamento da psoríase. Há casos de doença que atingem as articulações que requerem tratamento conjunto com reumatologista.

Não há formas de prevenir a psoríase, mas pessoas que possuem histórico familiar da doença devem ter atenção redobrada a possíveis sintomas. É importante estar atento aos sinais e caso perceba qualquer um dos sintomas, procure o dermatologista. Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais fácil será o tratamento.