Calvície

Também conhecida como alopecia androgenética, a calvície é caracterizada pela diminuição dos fios de forma progressiva e não cicatricial. Dessa forma, a perda capilar se manifesta seguindo um padrão masculino ou feminino. Afeta, principalmente, os homens, prejudica a qualidade de vida e a autoestima. Portanto é um dos motivos capilares mais comuns de consulta ao dermatologista.

Normalmente existe uma predisposição genética na calvície em ambos os gêneros. É dependente de hormônios masculinos quando afeta os homens, mas essa relação não foi totalmente comprovada quando o caso surge em mulheres.

Alguns casos podem ser confundidos com outras doenças e demandar exames mais específicos como, por exemplo, a biópsia capilar do couro cabeludo. Este é o exame em que se retira um fragmento do couro cabeludo e então esse material é analisado em microscópio.

Sintomas

As “entradas”, redução de cabelos na região frontal do couro cabeludo, são os principais sinais da presença de calvície. Além disso, o paciente também perceberá mais fios caindo no travesseiro ou no banho. Assim como o aparecimento de áreas com menor densidade dos fios couro cabeludo. No entanto, nos casos de alopecia androgenética feminina o padrão é mais difuso e costuma acometer toda porção superior da cabeça. A maioria dos casos tem início por volta dos 20 aos 40 anos de idade. Normalmente não há sintomas como, por exemplo, coceira ou vermelhidão.

Tratamento para calvície

Quanto mais precocemente iniciado melhor a resposta terapêutica. Portanto, pode ser feito com medicamentos de uso local no couro cabeludo, em forma de comprimidos e injetáveis. Assim, a orientação adequada de como utilizar tais drogas faz toda a diferença para o sucesso do tratamento.

Novos tratamentos têm sido testados. Mas, enquanto isso, existem procedimentos complementares eficientes para interromper a progressão da doença e prevenir um maior afinamento dos fios.

São eles:

• MMP capilar: é feito com uma máquina de tecnologia alemã que faz milhares de pequenas micro-perfurações no couro cabeludo. Ao mesmo tempo, infunde dentro da pele medicamentos diversos como, por exemplo, fatores de crescimento, vitaminas e nutrientes. Desse modo, eles irão estimular o desenvolvimento dos folículos do pelo. Em alguns casos pode ser feita uma anestesia local para o procedimento que, em seguida, se torna indolor. As sessões duram em torno de 30 minutos e se indica, em média, 4 sessões com intervalo mensal inicialmente;
    Microagulhamento Capilar: nesse procedimento são utilizados dispositivos com agulhas finas, que podem variar de comprimento e são estéreis. Dessa forma, as microagulhas penetram na pele inúmeras vezes no couro cabeludo. Assim, formam-se microcanais que estimulam a remodelação tecidual, um processo que gera sangramento na região. Portanto, ao coagular, o sangue, que é formado por plaquetas que possuem fatores de crescimento, passa a estimular o nascimento de novos fios de cabelo;
    Laser Capilar de baixa intensidade: o chamado LLLT (“low level laser therapy“) tem aprovação pelo FDA e se baseia na aplicação de laser diretamente no couro cabeludo. É feita através de placas luminosas posicionadas a alguns centímetros da cabeça e aplicada por cerca de 15 minutos. A frequência de aplicação varia de acordo com cada caso, mas, em geral, é de uma ou duas vezes por semana. Além disso, tem boa resposta e é totalmente indolor;
    Cirurgia: é uma possibilidade utilizada em alguns casos. O transplante capilar consiste na retirada de unidades foliculares de regiões não calvas (geralmente da região da nuca) para áreas calvas (entradas e ápice da cabeça). De fato é um tratamento aprovado pela Anvisa e FDA, mas não dispensa o tratamento clínico. Isso porque, mesmo após feita a cirurgia, a calvície pode progredir e se estender.